A Revolução dos Cravos sob o olhar dos seus opositores

5MARZO - 6MARZO 2024
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ICS) UNIVERSIDADE DE LISBOA
Jornada de estudio

COORD.: Marie-Hélène SA VILAS BOAS (EHEHI - Casa de Velázquez, Madrid), Gautier GARNIER (EHEHI - Casa de Velázquez, Madrid), Edalina SANCHES (ICS-Universidade de Lisboa)

ORG.: École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), Instituto de Ciências Sociais-Universidade de Lisboa


LUGAR: 

  • Instituto de ciências sociais (ICS)
    UNIVERSIDADE DE LISBOA

 

Apresentação 

Esta manifestação científica, realizada em conjunto pela Casa de Velázquez e pelo ICS, está estruturada em dois momentos. Primeiramente, uma mesa-redonda dedicada ao número 53-1 dos Mélanges de la Casa de Velázquez sobre as transições democráticas no Portugal, na Espanha e na Grécia. Em seguida, um seminário que visa abordar o processo de transição em Portugal, deslocando o foco para aqueles que, mesmo não aderindo à mudança de regime, tiveram que se adaptar ao novo contexto de transição.

Serão explorados dois temas. O primeiro incidirá sobre o destino, durante e após o PREC e a transição democrática, dos movimentos e atores que falharam, nomeadamente as direitas conservadoras e extremas, os grupos profissionais privilegiados pelo Estado Novo e as igrejas tradicionalistas. O segundo eixo questionará a relação entre a rejeição da transição democrática e a descolonização.

Será dada especial atenção aos atores secundários – burocratas, representantes políticos, policiais, militares de segundo escalão, atores económicos – que sustentaram o Estado Novo sem representar, no entanto, a sua face mais visível. Estudar a trajetória desses indivíduos e grupos permitirá reconsiderar a questão das mudanças e continuidades geradas pela Revolução dos Cravos.

 

Visual: Sede do antigo Ministério do Ultramar, Lisboa. ©GautierGarnier, 2023

 

ÉCOLES FRANÇAISES À L'ÉTRANGER

SÍGANOS

NEWSLETTER
PODCASTS
01/07/2024 - Francés